As Comemorações do 25 de Abril, em Almada, integram diversas manifestações culturais. No dia 24 de Abril, a partir das 22 horas, na Praça São João Baptista, realiza-se o espectáculo de Fausto.A entrada no dia 25 de Abril, será com os GNR, que comemoram 25 anos sobre o lançamento do primeiro single.
A programação das Comemorações do 25 de Abril no concelho de Almada integra diversas manifestações culturais. Os festejos têm o ponto alto no dia 24 de Abril, a partir das 22 horas, na Praça São João Baptista, com o espectáculo de Fausto.
Depois das intervenções, da “Grândola Vila Morena” e do espectáculo de fogo de artifício que marcam a entrada no dia 25 de Abril, a festa prossegue com os GNR, que comemoram 25 anos sobre o lançamento do primeiro single.Dia 25 de Abril Concentração e desfile
A partir das 9h30, na Praça M.F.A, em Almada realiza-se o desfile com a população, autarcas, colectividades, associações e instituições do concelho de Almada. A cerimónia inicia-se com largada de pombos e balões, seguindo-se a deposição de coroas de flores junto ao Monumento aos Perseguidos, intervenção de elementos da Comissão de Honra, actuação de Bandas Filarmónicas, Fanfarras de Bombeiros, grupos corais e ranchos folclóricos.Durante o desfile são distribuídos cravos e balões aos participantes.
À noite, pelas 21h30 no Fórum Municipal Romeu Correia, pode-se assistir ao espectáculo comemorativo “Segue-me à Capela”, uma perspectiva da música tradicional portuguesa traçada apenas pela voz. Outros destaquesEvocando os poetas de Abril
Entre 3 e 28 de Abril, está patente na Biblioteca do Fórum Municipal Romeu Correia, uma exposição bibliográfica que reúne obras literárias de poetas que escreveram sobre a liberdade e solidariedade contra a ditadura instaurada no país. De Terça a Sábado, entre as 10h e as 18 horas na Sala de Adultos. Ainda no Fórum Municipal, mas na Sala Multimédia, está ao dispor uma selecção de nomes de realizadores e compositores que se inspiram na poesia e nas ideias escritas pelos poetas de Abril. Patente de Terça a Sábado, entre as 10h e as 18 horas.
De 4 a 27 de Abril, decorre na Sala Infanto-juvenil do Fórum Municipal, a Hora do Conto. “O Tesouro”, assim intitulado, é uma narração sobre o 25 de Abril para os mais novos. Esta actividade destina-se a crianças do 1º ao 4º ano da escola básica do 1º ciclo, e está sujeita a marcação prévia. Cantar a Liberdade 2007 A 13ª edição de Cantar Liberdade inicia-se a 14 de Abril com o “Encontro de Coros”, às 17 horas, na Incrível Almadense, com a participação do Coro Polifónico de Aveiro.
No dia 22, às 17 horas, no Convento dos Capuchos pode assistir-se aos “Outros Cantos”, com o Coro Polifónico de Almada.
Dia 28, às 18 horas, na Sociedade Recreativa Musical Trafariense, José Afonso é homenageado por Filipa Pais, Luís Machado – pianista e Coro Polifónico de Almada.
O Convento dos Capuchos acolhe no dia 29, às 17 horas os “Incantos” – Música de José Afonso. Dia 5 de Maio, “Cantos”, às 18 horas, na Academia Almadense, com a participação do Coro Notas Soltas de Vila Franca de Xira, Camerata Vocal de Torres Vedras.
Dia 12 de Maio, “Recordar a Música de José Afonso, às 17 horas no Convento dos Capuchos, com Maria Repas Gonçalves.
Dia 13 de Maio, o Coro Polifónico de Almada canta “Recordar Ary dos Santos”, às 16 horas na Casa da Cerca.Juntas de Freguesia
As Juntas de Freguesia promovem iniciativas evocativas do 25 de Abril. Entre elas, destaca-se o “20º Peddy Paper” (Laranjeiro), “Confraternização dos Sobredenses e Amigos da Sobreda (Sobreda), a o “Recital comemorativo 20 anos – José Afonso” (Feijó). Sessões Solenes
No dia 19 de Abril, pelas 21h30, na Incrível Almadense realiza-se uma sessão cultural de Abril. No dia 20, às 21h30, na Academia Almadense, canta-se Abril, com um concerto comemorativo.
Rostos
5 - 4 - 200712:18
Rostos
5 - 4 - 200712:18
Sem comentários:
Enviar um comentário