domingo, 18 de janeiro de 2009

Duas peças ensinam História de Portugal pelo país

Lisboa, 16 Jan (Lusa) - "História de Portugal em Uma Hora" e "História do 25 de Abril" são duas peças que o Teatro Azul e o Teatro Oeste estão a apresentar pelo país como "uma aula viva", segundo o autor, Nuno Miguel Henriques.
Lusa


"É uma lição, uma aula viva e uma aula de memória, para todas as idades", disse à Lusa Nuno Miguel Henriques, de 34 anos.
O objectivo destas co-produções dos dois grupos teatrais é "desmistificar a história do nosso país, tornando-a acessível, cativante e interessante", indicam, em comunicado enviado à agência Lusa.
"Se nós não conhecermos as raízes do nosso país, as raízes da nossa história, como é que vamos conseguir compreender o presente e interpretar o futuro?", interroga-se Nuno Miguel Henriques.
A peça "História de Portugal em Uma Hora" abrange "desde o tempo dos Visigodos, Vascos, Suevos e Lusitanos até à fundação da nacionalidade, com D. Afonso Henriques, após a Batalha de São Mamede", "as lutas com Castela, a reconquista cristã e o rei D. Dinis como poeta português", segundo o texto.
A morte de Inês de Castro, a Batalha de Aljubarrota, a conquista de Ceuta, a chegada de Vasco da Gama à Índia e o domínio Filipino são outros momentos da história portuguesa abordados no espectáculo.
Também a restauração da independência, o Marquês de Pombal, o terramoto de 1755, as invasões francesas, as lutas de poder entre os irmãos D. Miguel e D. Pedro, a implantação da República, a Primeira Guerra Mundial, o Estado Novo, a Guerra Colonial e o 25 de Abril merecem destaque nesta peça.
Apesar de durar apenas uma hora, há ainda tempo para referências à entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia, Expo98, Euro 2004, tomada de posse do Governo de José Sócrates, eleição de Cavaco Silva como Presidente da República, assinatura do Tratado de Lisboa e Cimeira Europa-África.
Por sua vez, "História do 25 de Abril" é um espectáculo interactivo, que relata os acontecimentos que antecederam a Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974, em Portugal, abrangendo o período "desde o Marcelismo até ao pleno funcionamento da Democracia e a entrada em vigor da nova Constituição de 1976", de acordo com o comunicado.
"Se é português, ou gosta de Portugal, tem de conhecer a nossa essência, tem de conhecer a nossa história", sublinhou o autor, instado a fazer um convite ao público para assistir a estas peças.
"História de Portugal em Uma Hora" e "História do 25 de Abril" estarão em cena a 21 de Janeiro no Porto, no auditório do Colégio Luso-Francês, a 22 em Viseu, no Teatro Mirita Casimiro, a 26, 27 e 28 novamente no Porto, no Teatro de Paranhos, e a 30 em Gondomar, no âmbito de uma digressão que passará nos meses seguintes também por Lisboa, Coimbra e Faro, entre outras cidades.
ANC.
Lusa/fim