quinta-feira, 26 de abril de 2007

25 Abril: GNR abre ao público quartel do Carmo

Gabinete onde Marcelo Caetano aguardou o desenrolar dos acontecimentos



sala onde Marcelo Caetano entregou o poder a Spínola

Cadeira em que Marcelo Caetano se sentou


Entrada da cisterna


O quartel da GNR no Carmo, onde a 25 de Abril de 1974 o capitão Salgueiro Maia negociou com Marcello Caetano o fim do regime, abriu hoje ao público pela primeira vez.
A iniciativa da Guarda Nacional Republicana assinala o 33º aniversário da Revolução de Abril e os 96 anos da GNR.
Até dia 6 de Maio, o público vai poder visitar a sala onde Marcello Caetano recebeu e parlamentou com o capitão Salgueiro Maia e mais tarde entregou o poder ao General António Spínola.
A sala foi mantida pela GNR como estava na época, com todo o mobiliário.
Também aberta ao público estará a sala «General Afonso Botelho», onde está exposto o volume 13 da «Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira» que ainda mostra sinais dos projécteis de G3 disparados em 1974.
A visita também inclui uma mostra de oito viaturas - quatro antigas e quatro modernas -, motos, fardas e equipamento utilizado pela GNR.
Entre as quatro viaturas antigas conta-se um Porsche 1.600 da Brigada de Trânsito, que serviu de escolta ao Papa João Paulo VI quando visitou Fátima em Maio de 1967, um Mercedes Matateu 170D de 1954, um jipe de 1965 e um carro de transporte de 1958.
Estão também expostas viaturas recentes, como um dos carros blindados que prestaram serviço no Iraque, uma carrinha utilizada no combate aos fogos florestais, uma carrinha de transporte do «Batalhão Operacional» e uma viatura dos serviços de fiscalização da natureza da GNR.
Estão ainda expostas várias motos antigas da Brigada de Trânsito, usadas entre 1957 e 1981, além de uma bicicleta equipada com espingarda Mauser de 1904, utilizada nas «Patrulhas Rurais» até meados do século passado.
Também a capela de Nossa Senhora do Carmo, onde está a Santa Padroeira da GNR e a urna com os restos de D.Nun`Alvares Pereira, estará acessível ao público.
As visitas decorrem das 9:00 às 19:00, em grupos organizados mediante inscrição prévia no próprio quartel.

Diário Digital / Lusa
24-04-2007 18:20:00

Sem comentários: