sábado, 21 de abril de 2007

25 de Abril: Vasco Lourenço em Matosinhos para celebração inédita


Junta de Matosinhos idealizou uma celebração inédita, para assinalar o 25 de Abril. As crianças foram chamadas à organização dos festejos, que contam com a presença do Capitão de Abril Vasco Lourenço, alvo de uma homenagem. "Matosinhos será pintada de Abril", diz o presidente da autarquia.
18 de Abril: A cidade de Matosinhos vai parar com as cerimónias que assinalam o 33.º aniversário da Revolução, com data marcada para a próxima sexta-feira (20 de Abril). A Junta de Freguesia preparou um evento dedicado às crianças, que sempre viveram em Liberdade - à semelhança da maioria dos seus pais - e que, por isso, não sentem a importância da data.Desse modo, a autarquia decidiu transformar essas crianças em protagonistas de uma cerimónia que vai realizar-se em simultâneo nas principais rotundas da freguesia. Em diversas escolas, foram construídos cravos com 3,5 metros de altura e pintadas em telas gigantescas mensagens sobre o 25 de Abril, também da autoria dos pequenos alunos.O convidado de honra Vasco Lourenço, depois de uma caminhada pela freguesia, erguerá o primeiro cravo. Nesse momento, ecoam as dos Bombeiros e 36 cravos com a mesma altura serão simbolicamente plantados nas rotundas, antes de se lançarem 10 mil balões, que voarão em liberdade nos céus da freguesia, da cidade, do distrito do Porto.A Junta vai homenagear o Capitão de Abril Vasco Lourenço. "Pela sua determinação e coragem, e por tudo aquilo que um País inteiro lhe deve, o 25 de Abril terá aqui um momento de reconhecimento", refere ao Ciberjunta António Parada, presidente da Junta.Toda a cidade de Matosinhos pára. O trânsito é cortado em diversas artérias. "A cidade será pintada de Abril, nunca se fez anda assim. Pais, filhos e avós serão chamados às cerimónias", diz.
"Basta de palestras e hastear de bandeiras, que não dizem nada aos mais pequenos. É preciso realizar algo que lhes transmita o que foi o 25 de Abril. É preciso chamá-los à organização dos festejos, colocá-los a par da história, porque eles não sabem o que foi a opressão. Desta vez, eles são parte da festa e vão querer saber o que representa a Liberdade", afirma o presidente.Esta gigantesca e original celebração é organizada pela Junta de Freguesia de Matosinhos, que conta com o apoio das instituições de ensino e agrupamentos de escolas, "sem o qual não seria possível realizar o evento", reconhece o autarca.

Sem comentários: